Afinal também vou a votos!
Há surpresas que podem até ser esperadas, há outras absolutamente inesperadas. Do fim para o princípio, de forma absolutamente inesperada, fui hoje convidado por Martim Lima Mayer para integrar a sua lista, na qualidade de Presidente da Comissão de Remunerações. Aceitei.Tenho acompanhado as diversas candidaturas, em particular as declarações dos candidatos a Presidente da Direção do SL Benfica, como tem constado em diversos escritos aqui publicados. Crítico aqui, elogio ali, sempre na perspectiva de benfiquista interessado e apaixonado, longe, muitíssimo longe de esperar que alguém me convidasse para o que quer que fosse nestas eleições.
Depois de tanto ouvir, depois de tanto refletir, algo eu tinha concluído desde há muito. É imperioso mudar, porque o Benfica tem de se arejar, trazer novas gentes com ideias frescas que o ajudem a modernizar-se. Como diz o soneto de Camões “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, o Benfica tem enormes desafios pela frente em que os mais novos têm de ser os motores ou catalisadores dos novos tempos.
Andava eu nestas reflexões, quando sucede a Assembleia Geral de 27 de setembro para aprovação das Contas de 24/25 e do Regulamento Eleitoral. Qual não é o meu espanto, tudo reprovado, sem ponderar os méritos dos documentos, mas apenas e só, porque sim, originando um possível imbróglio nos pós-eleições que ninguém sabe como se desembrulhará. Acho que foi aqui, neste momento de constatação destas reprovações, particularmente gravosas para o futuro do Benfica que decidi votar Mayer, pela atitude positiva de querer construir ao declarar que votou favoravelmente o Regulamento Eleitoral. De seguida, disse-o a escassos amigos, nem meia dúzia o foram, seguramente todos eles longe de Mayer.
O convite que hoje me foi feito, devo dizer que claramente que me orgulha. Já dei muito ao Benfica, umas colaborações conhecidas, outras totalmente desconhecidas do grande público, igualmente bem importantes, senão mais, que ficarão para um livro de memórias, se algum dia o escrever. Mas o inesperado deste convite de hoje, sobretudo por porvir da lista a que já me tinha proposto dar o meu voto, enche-me de orgulho, qualquer que seja o resultado.
Nestas circunstâncias e a terminar, porque agora sou parte interessada nas eleições, suspendo temporariamente a escrita neste blog, até se conhecer o resultado eleitoral - a 25 outubro ou 8 novembro.
Manuel Boto (Sócio 2.794)